Qual a diferença entre aplicação em resina composta e facetas de porcelana?
A resina composta e as facetas de porcelana estão cada vez mais presentes na odontologia estética. Afinal, seus resultados são impressionantes. Isso porque são utilizadas para corrigir a cor e forma dos dentes, e frequentemente confundidas pelas diferenças de indicações, precisam ser bem entendidas para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.
A faceta dentária laminada é qualquer técnica que recobre toda a parte estética dos dentes. As mais utilizadas são as lentes de contato dental e as facetas de porcelana, ambas construídas a partir de cerâmicas odontológicas. Já a resina composta utiliza um material mais simples, porém não menos eficiente.
Vamos explicar essas duas técnicas para que você compreenda a diferença. Continue acompanhando o texto. Boa leitura.
Diferença entre resina composta e facetas de porcelana
A principal diferença entre a resina composta e facetas de porcelana é o material utilizado. Enquanto a primeira técnica utiliza cerâmicas odontológicas, a segunda utiliza polímeros resinoso especialmente desenvolvidos para reproduzir as cores dos dentes e resistir a fraturas.
Outra diferença importante entre a faceta de porcelana e resina é que a primeira precisa de um laboratório de prótese dentária para ser realizada. Porém, a técnica com resina é aplicada diretamente sobre os dentes pelo dentista, sem exigir moldagens ou tempo de espera para ficarem prontas.
Prós e contras da resina composta e facetas de porcelana
Um jeito simples de entender as diferenças entre facetas de resina e porcelana é conhecer as indicações, prós e contras de cada técnica. Apesar da simplicidade, é preciso estar atento aos casos em que ambas as técnicas podem ser utilizadas, o que exige discussão com o dentista na hora de decidir qual é a melhor.
Resina composta
Benefícios:
· Preço mais em conta;
· Tempo curto de tratamento;
· Fácil de reparar pequenas fraturas;
· Resultados estéticos marcantes.
Desvantagens:
· Menor durabilidade;
· Amarelamento e perda do brilho ao longo dos anos.
Facetas de porcelana
Vantagens:
· Durabilidade alta;
· Resistência ao amarelamento e a perda do brilho;
· Resultados estéticos marcantes.
Desvantagens:
· Tempo de tratamento maior.
Qual é melhor: resina composta ou facetas de porcelana?
Os resultados estéticos da faceta de resina já são próximos às facetas de porcelana. Detalhes ópticos de transparência e opalescência e cores mais naturais já são características das duas técnicas. Porém, a diferença parece ser as questões de durabilidade e pequenas fraturas que podem ser frequentes nesta técnica.
De qualquer forma, não existe uma resposta precisa para qual delas é a melhor, faceta de porcelana ou faceta de resina. Somente os exames clínicos e a entrevista pessoal permitem chegar a um resposta que, se não é precisa, ao menos aproxima-se das reais necessidades do paciente.
Gostou do conteúdo? Faça o seu tratamento estético na Simples Implantes. Nosso atendimento é humanizado e contamos com os melhores profissionais.