Implante Dentário e Ortodontia, qual tratamento deve vir primeiro?
Implante dentário e ortodontia, qual vem primeiro? Com a perda de um dente, diversos problemas podem surgir, principalmente danos estéticos que afetam a sua autoestima e bem-estar. Mas para solucionar esse contratempo, o implante dentário é uma boa opção. Porém, somando a esse tratamento pode ser recomendado o uso de aparelho ortodôntico, o qual define o espaço adequado para a inserção dos pinos e dentes artificiais.
Mas por onde começar o tratamento? Exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Portanto, continue acompanhando e descubra.
Como funciona o implante dentário?
Uma pessoa pode perder um dente por diversos motivos. Entre os principais estão os acidentes de impacto, cáries que não tiveram um tratamento adequado e problemas na gengiva, a qual é fundamental para sustentar os dentes. Portanto, como ninguém deseja ficar com desfalque na arcada dentária, o implante dentário é uma ótima forma de corrigir essas falhas.
Esse procedimento é realizado para substituir um ou diversos dentes que já foram perdidos ou precisam ser removidos. A técnica envolve a inserção de um parafuso de titânio, também chamado de pino, no osso mandibular ou maxilar do paciente.
Implante dentário e ortodontia: saiba qual vem primeiro
Essa é certamente a principal dúvida dos pacientes que precisam passar por ambos os tratamentos. Então, implante dentário e ortodontia, qual vem primeiro? Na maioria dos casos, o implante somente deve ser realizado após concluir o tratamento ortodôntico ou quando ele já estiver bem perto do fim.
Afinal, essa é a melhor alternativa ao considerar que somente após o uso do aparelho é que o ortodontista terá uma visão clara sobre os espaços livres na boca do paciente. Isso porque, durante o tratamento, pode ocorrer uma movimentação que provoca o fechamento ou abertura de espaços vazios. A movimentação influencia diretamente no recebimento do implante.
No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar o implante de dentes do fundo antes de instalar o aparelho no paciente. Afinal, eles são fundamentais para a ancoragem e servem como apoio para reposicionar os outros dentes.
Posso realizar um tratamento ortodôntico após um implante?
Apesar de o recomendado ser usar aparelho antes de implantar um dente, o tratamento contrário também pode ser realizado em pessoas que já têm dentes implantados na arcada dentária. No entanto, é necessário frisar que, depois a osseointegração do pino de titânio no osso do paciente, ele não se movimenta mais.
A raiz natural de um dente tem um tecido denominado ligamento periodontal, o qual é maleável e possibilita a movimentação ortodôntica. Então, como ele não está presente nos parafusos de titânio, essa movimentação não pode ser realizada.
Portanto, o uso do aparelho no dente artificial não produzirá resultados, pois nenhuma modificação do lugar em que ele foi instalado será realizada. Assim, o tratamento ortodôntico é comprometido e o seu planejamento ficará restrito conforme o implante já instalado.
Sendo, para conseguir o melhor resultado possível com o tratamento ortodôntico, é necessário considerar essa condição e preferir que o implante seja colocado somente após o uso do aparelho.
O tratamento do implante dentário e ortodontia podem ser feitos com a gente, na Simples Implantes.
Temos uma equipe de profissionais, especializados em ambas as áreas, para te atender.
Comments