Higiene bucal em tempos de Coronavírus

Em momento de pandemia mundial, a rápida transmissão do Coronavírus, infelizmente, se tornou uma triste realidade. O melhor tratamento para essa doença é a prevenção. Além de todos os cuidados que já sabemos, especialmente o isolamento social, cuidar da higiene bucal é algo que faz a diferença.

Ter uma rotina de higienização é importante não somente nesse período, mas constantemente. Porém, agora, os cuidados devem ser redobrados. Afinal, a porta de entrada para qualquer infecção respiratória é a boca. Pesquisas mostraram que os fluidos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação desse vírus.

No post de hoje vamos falar mais sobre a higiene bucal em tempos de Coronavírus. Continue acompanhando e entenda a importância de manter em dia a saúde da boca. Boa leitura.

Por que a saúde bucal está relacionada com a transmissão do Coronavírus?

A saliva humana é casa de inúmeras bactérias. Portanto, a boca é um ambiente favorável para a proliferação e crescimento de diversos vírus, inclusive o Coronavírus. Por isso, a falta de higiene bucal pode fazer a imunidade do corpo ficar baixa, aumentando os riscos de infecções no corpo e na boca.

Sendo assim, ter uma rotina adequada de higienização bucal, escovação correta, uso de fio dental e enxaguante ajuda a evitar a transmissão dessa doença. Veja algumas dicas para manter a sua saúde bucal em dia:

• Escovação: use uma escova de dente com cerdas macias e um bom creme dental. Escove os dentes todos os dias após as refeições e, especialmente, antes de dormir;

• Limpeza da escova: borrife álcool 70% ou água oxigenada 0,5% sobre a escova de dentes e deixe agir por um minuto. O vírus tem baixa resistência a essas substâncias desinfetantes e depois lave em água corrente;

• Armazenamento da escova: não é o mais correto guardar escova de dentes em gavetas, protetores ou armários, pois são locais quentes e úmidos. O ideal é guardar as mesmas em um copo e separadas dos outros membros da família. É importante trocar a escova a cada três meses;

• Fio dental: o uso do fio dental deve ser feito antes da escovação para garantir a limpeza correta da boca em locais onde a escova não consegue alcançar e remover restos de alimentos entre os dentes;

• Higienização da língua: use um raspador de língua específico ou uma escova de dente que seja indicada para essa ação;

• Enxaguante bucal: usar somente se recomendado pelo dentista;

• Higiene de prótese dental: deve ser realizada com escavações diárias, após as refeições e com escova correta.

Onde realizar o meu acompanhamento dentário?

Como você viu, manter a saúde bucal em dia é importante para prevenir contra o Coronavirus. Além de todas as dicas que demos acima para higienização diária, a visita ao dentista é primordial.

A Simples Implantes possui uma equipe altamente preparada para te atender e te orientar a manter a sua saúde bucal em dia. Conte com a gente!